5 dicas práticas para se tornar num expert no WordPress
O WordPress corresponde a um CMS (Content Management System), isto é, um software de código aberto (open-source). Esta plataforma digital é considerada o elemento-chave no que diz respeito à criação de sites responsivos, gestão de conteúdos multimédia, personalização do design, gestão de websites, blogs ou lojas e-commerce. Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas, a nível mundial, visto que apresenta características proeminentes, nomeadamente a facilidade de acesso, a capacidade de extensão mediante o recurso a plugins, temas e programação PHP/MySQL. Mas, atenção não necessita ser um génio da programação, o sistema é muito simples e intuitivo.
Nas próximas linhas, especificamos 5 dicas práticas e bastante úteis para potencializar o desempenho da sua página do WordPress.
- Optimize a velocidade do seu site
O ditado popular sublinha: tempo é dinheiro. Por essa razão, os utilizadores actuais estão cada vez mais exigentes e não toleram os intervalos de espera quando acedem a uma página de um site. No caso de a página demorar mais de 5 segundos a carregar, acabam por desistir e não regressam a esse site. Desta forma, a optimização da velocidade do site é fundamental para não perder eventuais vendas. Para tal não acontecer, deverá:
-
-
- Reduzir plugins e número de redireccionamentos de páginas;
- Escolher um tema responsivo para diferentes dispositivos;
- Fazer a compressão de imagens.
-
Poderá consultar algumas ferramentas gratuitas, com o objectivo de verificar a velocidade do carregamento dos conteúdos da sua página, tais como: Google PageSpeed, WebSite Speed Test e GTMetrix. Possibilitam uma série de testes e, no final, avaliam a performance do seu site.
- Adquira um Certificado SSL
O termo SSL significa “Secure Sockets Layer”, e é um certificado digital que autentica a identidade de um site, de modo a garantir a protecção de dados dos utilizadores, assim como uma conexão segura de acesso ao site. Neste sentido, os números de páginas visualizadas de um determinado site aumentam exponencialmente e, por sua vez, as taxas de rejeição diminuem.
Além da segurança, o certificado SSL também proporciona uma impressão positiva nos motores de pesquisa. O Google, por exemplo, recomenda o uso de SSL, e atribui uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa em comparação aos sites que não possuem esta funcionalidade.
- Configure a estrutura dos PermaLinks
O link permanente (ou Permalink) consiste na estrutura padrão pré-definida de URL’s do website. Na criação de sites, no WordPress, é possível definir como as páginas devem ser geradas, por meio de permalinks, influenciando assim o modo como são aprovados pelos motores de pesquisa. O Google dá preferência por URL’s curtos que enquadrem o título ou as palavras-chave do artigo.
- Utilize Interlinks
Interlinks são links internos essenciais, no WordPress, que direccionam de uma página para outra, dentro do seu site. Em resultado, estas páginas proporcionam a ampliação do tempo que os utilizadores permanecem no site e também facilitam a sua navegação.
- Instale um plugin SEO
Sem uma estratégia de SEO adequada, o seu site WordPress não receberá muito tráfego orgânico. Nesta perspectiva, um plugin SEO irá permitir a optimização do seu site. Sugerimos a instalação do plugin o all-in-one SEO pack. Este plugin apresenta inúmeras funcionalidades: fornece suporte a Sitemap XML, a ligação ao Google Analytics, permite a integração com Woocommerce, entre outros.