3 passos para melhorar o seu CV
O Curriculum Vitae (CV) é um dos instrumentos mais importantes, no que diz respeito à exposição, não só do seu trabalho, como também das suas qualificações. Trata-se do primeiro contacto estabelecido com os recrutadores. Quanto mais interessante for, maior será a probabilidade de ser convocado para uma entrevista de emprego.
Saiba que é possível melhorar o seu CV. Comece por analisar, com muita atenção, para esse documento e logo notará que há algo por alterar ou acrescentar.
Na hora de ser seleccionado, os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.
Na elaboração do seu CV, deve ter em consideração alguns princípios gerais:
– Qual é o formato que devo utilizar?
– Como deve ser estruturado?
– Que informações deve conter?
Personalize o seu CV
Existem diversos modelos pré-estruturados no mercado, nomeadamente o Europass, também designado por curriculum europeu. Todavia, este formato encontra-se um pouco desactualizado, de difícil leitura e acaba também por ser impessoal. Neste caso, deve idealizar o seu próprio sentido estético, de forma os recrutadores notarem, em poucos segundos, os seus conhecimentos e experiências profissionais. Trata-se então de elaborar um modelo curricular e personalizá-lo, conforme os requisitos pretendidos em cada oferta a que se está a candidatar.
Pode também disponibilizar uma versão do currículo que seja compatível com os dispositivos móveis, visto que é muito provável que o seleccionador o leia num tablet ou smartphone.
Dê destaque às suas aptidões
A alma de qualquer currículo são as competências técnicas.
Uma dica muito importante: demonstre, acima de tudo, que tem confiança nas suas capacidades e apresente as suas conquistas. Todos nós temos um conjunto de aptidões que devem ser realçadas e que são essenciais para conseguir um emprego. Acrescente ainda ao seu currículo alguns cursos ou workshops que tenha participado nos últimos anos.
Nos mais diferentes sectores há cada vez mais empresas que estão à procura de variadas características nos seus funcionários, como por exemplo: trabalho em equipa, resolução imediata de problemas e inteligência emocional são alguns das mais requisitadas.
Estruture bem as informações
Um CV ideal deve ser conciso e coerente. Não pode conter erros ortográficos (reveja várias vezes) e a linguagem deve ser simples, de forma a ser fácil compreender por quem esteja a ler e a tomar importantes decisões em relação à selecção e recrutamento dos candidatos. Neste sentido, pode iniciar o seu CV com um pequeno sumário, no qual resume as suas aptidões técnicas e conquistas profissionais. Deste modo, em menos de minuto terá atraído a atenção do recrutador.
As suas experiências profissionais devem estar correctamente ordenadas, da mais antiga à mais recente. Por um lado, deve descrever as funções desempenhadas e por outro lado, o que adquiriu com essa vivência.
Na última parte do seu currículo, poderá indicar alguns interesses pessoais, fora da área da sua profissão, como por exemplo se pratica algum desporto, se fez voluntariado, viagens que realizou. Estes pontos despertam a curiosidade sobre si e podem ser o factor que o diferencia de todos os outros candidatos.
Melhorar o curriculum vitae não é uma tarefa impossível de se realizar. Ter atenção aos pormenores, rever constantemente a informação, a fim de evitar que fique desactualizada e, por sua vez, a personalização são alguns dos segredos que vão ajudá-lo a conquistar o seu emprego de eleição.