6 dicas para brilhar no Illustrator
O Adobe Illustrator é um software gráfico vectorial, frequentemente utilizado por designers para criar diversas ilustrações, logótipos, tipografia, infografias, folhetos, entre outros designs. A primeira versão do Illustrator, concebida pelo cofundador da Adobe, John Warnock, surgiu há cerca de 28 anos, no final de 1986. A primeira versão disponível para o público em geral foi lançada, posteriormente, a 19 de março de 1987. Hoje em dia, o Illustrator é considerado um marco no mundo do design gráfico.
Neste artigo, sugerimos 6 dicas que vão ajudá-lo a aumentar a sua produtividade e a dominar o Illustrator em poucos passos.
Use pincéis para criar efeitos incríveis
Os pincéis são muitas vezes esquecidos no Illustrator. Poderá usar pincéis para adicionar profundidade ao seu trabalho artístico. Existem inúmeros pincéis disponíveis online para qualquer efeito que possa imaginar, desde aguarela, tintas a óleo e carvão.
Experimente a ferramenta Shape Builder
Para idealizar algo no Illustrator, tem duas opções. Poderá optar por usar a ferramenta caneta, Pen Tool, ou a ferramenta Shape Builder para criar novos elementos. Ambas as opções funcionam bem. No entanto, se inicialmente tiver dificuldades ao trabalhar com a caneta, a ferramenta Shape Builder tornará a tarefa muito mais fácil.
Exporte os seus projectos com sabedoria
Uma das funções mais importantes na rotina de criação de designs refere-se à exportação dos arquivos de modo pragmático. Os projectos elaborados, com Adobe Illustrator, estão no formato vectorial e, por essa razão, ocupam menos espaço. Consequentemente, os ficheiros são processados mais rapidamente. Deste modo, deverá conhecer as especificidades de cada formato, pois existem várias opções, tais como o DWG, BMP, EMF, JPEG, SWF, PSD, PNG, TXT, TIFF, entre outras. Se pretender que um design tenha um fundo transparente, então será melhor exportar como PNG e PSD. O formato JPEG destina-se a arquivos leves para a publicação na internet.
Grave templates e economize tempo
Um dos recursos mais utilizados no Illustrator é a possibilidade de gravar templates ou modelos de layout, de modo a optimizar o tempo de trabalho. Se, por exemplo, elabora regularmente cartões de visita, deverá gravar as características, nomeadamente as medidas, as margens e as linhas de corte num template. É uma tarefa simples de concretizar. Apenas necessita de clicar em:
Arquivo > Salvar como template (File > Save As Template).
Aprenda a produzir máscaras de recorte
As clipping masks, traduzidas para português, as máscaras de recorte, não são um conceito novo, se já utiliza o Photoshop. Estas ferramentas tornam o seu trabalho célere, uma vez que limitam um padrão ou desenho a uma área específica do projecto. Para tal, poderá criar um conjunto de elementos, ao clicar em “Create clipping mask”.
Apague em linha reta
A maioria das pessoas talvez não saiba que a ferramenta Eraser pode realmente apagar
uma linha perfeitamente recta. Basta manter pressionada a tecla Shift enquanto move o
rato na horizontal ou verticalmente pelo desenho. Use-a para criar linhas de espaço
negativo limpas, no interior de objetos ou para apagar com mais precisão.