7 dicas fantásticas para desfrutar em pleno o verão
Calor, sol, praia, esplanadas, noites tropicais, resultam na conjugação perfeita para os longos dias de verão. A estação mais quente do ano finalmente chegou e promete temperaturas elevadíssimas, que nos convidam a vários mergulhos no mar ou na piscina. No entanto, devemos ter alguns cuidados em relação à exposição prolongada ao sol, visto que pode causar efeitos nocivos para a saúde, nomeadamente, queimaduras, desidratação, aceleração do envelhecimento da pele, insolação, entre outros factores.
Nas próximas linhas, recomendamos sete dicas essenciais para aproveitar o verão sem preocupações.
- Fuja das horas de maior intensidade solar
Cada vez mais, os raios ultravioleta (UV) estão intensos e, por esse motivo,
deverá proteger-se do sol entre às 13 horas e as 16 horas. Se estiver a passear ou a trabalhar na rua, procure sempre por áreas com sombra e utilize boné ou chapéu, óculos de sol e protector solar com o factor mínimo 30 para evitar queimaduras.
- Hidratação é elemento chave no combate ao calor
Ao longo dos meses de verão, o calor e a humidade aumentam, provocando a perda de líquidos. Deste modo, preste atentamente o seu nível de hidratação. Os médicos recomendam dois litros de água por dia. Se, para si, for difícil ingerir esta quantidade de água, poderá complementar com outras opções saudáveis, como os chás gelados ou aromatizar a água com frutas e folhas de hortelã.
- Confeccione refeições leves
Alimentos ricos em água, minerais e vitaminas são fundamentais para hidratar e facilitar a digestão. Uma óptima sugestão é seleccionar legumes e frutas sazonais, tais como, pepino, alface, tomate, melancia, melão, ameixas, uvas, nectarinas, entre outros. Nos dias mais quentes, evite ingredientes picantes e fritos porque aumentam a temperatura corporal.
- Opte por tecidos frescos e cores neutras
Roupas apertadas, tecidos sintéticos, tons escuros são características a evitar, dado que têm a tendência a absorver o calor. Para manter-se fresco, escolha peças de roupa leves, de cores claras, como o linho ou o algodão com o objectivo de eliminar o excesso de calor.
- Adquira uma ventoinha ou ar condicionado
Estar em casa ou dormir com temperaturas acima dos 27 graus pode ser um verdadeiro pesadelo. A solução poderá ser o uso de um ar condicionado ou de ventoinha, mas tenha precaução com a exposição directa. Regule os níveis de temperatura para não sentir demasiado frio (não convém diminuir abaixo de 22 graus) e não deverá esquecer-se de desligá-los ao fim de meia hora.
- Refresque-se com duches de água tépida ou fria
A praia ou a piscina estão longe de si? Então recorra a um duche de água tépida ou fria para refrescar. Além de activar a circulação sanguínea, a água fria tem vários benefícios, tais como redução de stress e na inflamação, bem como melhora a qualidade da pele e do sono.
- Pratique exercício em horas de menos calor
No verão, não deixe de fazer exercício na rua. Todavia, deverá optar por praticar em períodos de menor exposição solar, como, por exemplo, durante a madrugada, ou seja, antes de entrar ao serviço do trabalho, ou ao final do dia, no regresso a casa.