
O que é o Python?
A linguagem de programação Python é definida como uma Very High Level Language (VHLL), ou seja, de alto nível. O programador e matemático holandês Guido Van Rossum foi o seu criador.
A ideia foi concebida com o objectivo de dar destaque ao trabalho do programador, permitindo uma escrita de um código mais fácil, simples e legível. Deste modo, serviu para economizar o tempo no desenvolvimento de um programa e melhorar a sua eficiência.
Um factor curioso, que talvez desconheça: a maioria das pessoas associam esta linguagem de programação com a cobra Píton (python, em inglês), mas na realidade o termo teve inspiração no Monty Python, um célebre grupo de comédia britânico da década de 70.
5 motivos para aprender a linguagem Python
1. Simplicidade
O Python apresenta uma sintaxe simples, clara, intuitiva e objectiva que se aproxima muito da linguagem humana. Ao contrário do que sucede com outras linguagens de programação, no Python existe a possibilidade de aplicar a lógica de programação de forma directa ao código, sem ter a necessidade de dominar termos imprecisos, como a classe. Deste modo, quantos menos códigos se escrever, menores serão as chances de errar, principalmente por iniciantes. Por outro lado, o Python pode apresentar 3 a 5 menos linhas de código em comparação ao programa Java.
2. É um recurso de multiplataforma
A linguagem do Python tem ganho uma grande relevância nos nichos de desenvolvimento de projectos com várias finalidades, tornando-se uma exímia ferramenta para quem pretender programar em web, criar jogos, programar inteligência artificial, entre outros.
É frequentemente utilizada em ciência de dados, web, Machine Learning e bases de dados e pode ser usada em diversos sistemas operacionais, nomeadamente macOS, Windows e Linux/Unix. Esta tecnologia está também presente no código de empresas como o Dropbox, Instagram, Facebook, Netflix, NASA, Pinterest e muitas outras.
3. É gratuito e Open Source
Algo que realmente faz diferença no Python é o Open Source, ou seja, oferece um código aberto e de utilização gratuita em todas as suas versões, mesmo para fins comerciais.
4. Utilização no desenvolvimento da Web
O Python tornou-se popular e bastante útil entre os programadores de web, visto que disponibiliza recursos em diversas bibliotecas e frameworks, como Django, Web2py, Flask, Pyramid, CherryPy, Bottle.py, entre outros. Além disso, as aplicações Spotify, Yelp, Mozilla, Reddit foram desenvolvidas com o contributo de bibliotecas em Python.
5. Automação de Scripts
Por ser uma programação versátil, Python é muitas vezes utilizado como linguagem de scripts. Deste modo, essa linguagem permite que os programas desempenhem, de modo automático, diferentes tarefas que iriam demorar várias horas a serem executadas, no caso de serem realizadas manualmente.
Em suma, as linguagens de programação desempenham cada vez mais um papel essencial no meio tecnológico. O Python representa uma linguagem acessível e versátil e, por sua vez, fácil de aprender.
Se não entende nada de programação ou não sabe por onde começar os seus estudos, mas pretende aprender, saiba que poderá frequentar um curso de Programador de Informática no Centro de Formação Profissional e Consultoria da EISnt.