Regras de ouro para criar o escritório de sonho em casa
Para alguns, o escritório numa divisão à parte, em casa, é meramente opcional. Por outro lado, surgem cada vez mais pessoas que trabalham em regime de freelancer ou quem tenha um part-time e até mesmo quem possua um negócio próprio e necessite de um local para promover a concentração e criatividade.
Além disso, as regras de segurança impostas pela pandemia do COVID-19 vieram transformar, completamente, o paradigma laboral. A maior parte das pessoas foram obrigadas a adoptar um novo regime de trabalho, o teletrabalho. Deste modo, tiveram de organizar um novo espaço de trabalho, que permitisse continuar a exercer as funções sem quaisquer problemas.
Embora esta situação seja apelativa, confortável, isenta dos olhares curiosos dos colegas e de chefes, a verdade é que trabalhar em casa exige muito rigor e disciplina, de modo a não ceder às tentações ou simplesmente procrastinar.
Por estas razões, é fundamental que crie um escritório em casa, que se torne um autêntico espaço de trabalho para ajudá-lo a aplicar-se nas suas tarefas.
- Regra número 1 – Determine uma divisão ou um espaço da casa
Comece por escolher uma divisão, como por exemplo, o quarto de hóspedes, a marquise, um quarto mais pequeno que utilize para arrumação. Se morar num apartamento mais pequeno, saiba que é possível montar o seu escritório de forma compacta e fácil, aproveitando os cantos da sala ou corredores. É fundamental criar um limite entre o espaço de lazer e de trabalho para evitar distrações. Para tal, poderá adquirir biombos para ajudá-lo nesta tarefa.
- Regra número 2 – Iluminação
A luz deve ser um critério a ter em consideração. A luz natural proporciona uma sensação de limpeza visual, bem como de não confinamento, algo que é extremamente importante para quem está sozinho, o dia todo, em casa. A luz do sol também ajuda a manter o foco, e ainda a economizar na conta da eletricidade. Procure posicionar a mesa da secretária próxima da janela, de modo a que durante o dia consiga trabalhar com a luz natural. Contudo, provavelmente não será o suficiente para iluminar o seu home office, por isso invista nas luzes de LED, brancas, que são económicas.
- Regra nº3 – Não economize na cadeira
Actualmente, o computador é considerado a principal ferramenta de trabalho, pelo que será fundamental apostar numa cadeira de escritório e de qualidade que ofereça um bom suporte e que seja de altura regulável. Esqueça o sofá ou a cadeira da mesa de jantar. O sofá é confortável para fazer pausas de alguns minutos, mas não para trabalhar. A sua coluna irá agradecer.
- Regra nº 4 – Seja organizado
Trabalhar em casa não significa desorganização. Tente evitar ao máximo o ruído visual. Coloque os documentos infindáveis, pastas e outros materiais nas gavetas, prateleiras ou armários, de forma a manter a sua secretária limpa e arrumada. Desta forma, a sua produtividade será maior.
Por último, mas não menos importante, faça pausas regulares. Muitas vezes, em casa, é fácil esquecer-se de levantar-se e fazer alongamentos. Mantenha-se hidratado e desligue o computador quando terminar o trabalho.
Tag:escritório, homeoffice